quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os sete segredos da prosperidade de Salomão


I Reis 4.20-28 “Eram, pois, os de Judá e Israel numerosos, como a areia que está à beira do mar; e, comendo e bebendo, se alegravam. O provimento diário de Salomão era de trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros e farinha; dez bois cevados, vinte bois de pasto e cem ovelhas, afora os veados, gazelas, cabras montesas e aves cevadas. Pois dominava ele sobre toda a região e sobre todos os reis daquém do rio, desde Tifsa até Gaza; e tinha paz por todos os lados em redor. Judá e Israel habitavam seguros, desde Dã até Berseba, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, por todos os dias de Salomão. Salomão tinha também quarenta mil manjedouras para os cavalos dos seus carros, e doze mil cavaleiros. Aqueles intendentes, pois, cada um no seu mês, proviam de mantimentos o rei Salomão e todos quantos se chegavam à sua mesa; coisa nenhuma deixavam faltar. Também traziam, cada um segundo seu cargo, a cevada e a palha para os cavalos e os ginetes, para o lugar em que estivessem.”

 Salomão foi um homem excepcionalmente rico, e a origem da sua riqueza era o Senhor. Quando o Senhor o ungiu Rei sobre Israel, Salomão não lhe pediu riquezas, mas sim sabedoria. Por conta disso,  Deus lhe deu não apenas sabedoria, mas riquezas,  recursos que nunca nenhum homem teve. Esse é o maior segredo que pode existir, essa é a nossa grande oportunidade -  ser diferenciado por aquilo que só um servo de Deus pode ter. Ml 3:18  – “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.”

Pela carne, o homem pode realizar muitas coisas boas, mas se o Espírito Santo de Deus habita em nós, nós podemos fazer coisas excelentes. Por isso,  a nossa riqueza precisa vir de Deus e da sabedoria que ele derrama sobre a nossa vida para que nós sejamos um diferencial.

COMO PODEMOS SER ROUBADOS NA NOSSA PROSPERIDADE:

Através da usura;
  • Através de miséria;
  • Pela estagnação;
  • Sendo autosuficientes na carne;
  • Desprezanando os nossos valores espirituais.
 Hoje, o Senhor nos fará diferenciados, revelando-nos os segredos da prosperidade de Salomão, não apenas para que a desfrutemos, mas para que o mundo reconheça que a glória de Deus está sobre a nossa vida.

QUAIS SÃO OS SETE SEGREDOS DA PROSPERIDADE DE SALOMÃO?

1) DESEJAR TER PARA REPARTIR – LC 6:38
Isso só é possível, quando eu consigo vencer a minha avareza interior, que é uma situação muito semelhante à idolatria. Todos os dias ele matava dez bois para comer – ou seja, sempre havia gente (e muita gente) para comer com ele! Cuidado com os abusadores, mas aqueles a quem você puder abençoar, abençoe. Deus quer nos dar para que nós possamos também dar!

2) DESEJAR O MELHOR
Tem gente que se contenta com o miséria… Por isso, tenha sempre a perspectiva de coisas melhores. A nossa falta de referencial de desejar o melhor é um limitador e essa limitação se manifesta nos nossos hábitos.Is 1.19 – “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor da terra.” Mas para isso, você precisa começar a enxergar, porque um homem só conquista aquilo que ele vê – ainda que seja com os olhos da fé. E desejar o melhor não é pecado é a vontade de Deus!!! Deseje o melhor para aqueles que você ama e para a obra do Senhor. A religiosidade faz o homem andar em miséria, para que ele não possa desejar o melhor.  E ainda que eu não tenha em casa, eu vou desejar para a casa do meu Deus.

3) TER AÇÕES ESPIRITUAIS
Nós fomos chamados para ser águas em movimento e aquele que é próspero sempre está realizando na sua alma e sempre está trabalhando em prol daquilo que deseja – Is 3.10 – “Diga ao justo que lhe irá bem, pois ele comerá do fruto das suas ações.” Portanto, não fique enrolando, mas vá à luta. Aquilo que você semear, você ceifará – Gl 6.6
Se movimente mais, e chore menos, reclame menos e seja melhor!! Talvez você esteja perdendo a luta, porque você não esta agindo. Você é bom e sabe fazer. Então busque caminhos e oportunidades!

4) APRENDA A OUVIR CONSELHOS
Por diversas vezes a Palavra de Deus nos ensina: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça…”  – seria Deus  incoerente, cacofônico, ou óbvio ao extremo?? Não! É que as pessoas tem ouvidos e não sabem ouvir. Se você vem a essa reunião e fica preocupado com o horário em que ela vai acabar, você não conseguirá ouvir o que está sendo ensinado aqui. Não seja nunca o dono da verdade e entenda Pv 24.6 – Porque com conselhos prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.

5) HONRE A TUA FAMÍLIA
Sl 112.3 – “Bens e riquezas há na sua casa; e a sua justiça permanece para sempre.” Onde estão os bens e riquezas desse homem? Na sua casa! Você não pode ser um sucesso no trabalho e um fracasso dentro de casa. Pelo contrário, você precisa ser um sucesso dentro de casa, para ser um sucesso fora! Aprenda a viver o seguinte cornograma de prioridades – 1º Deus, 2º Família, 3º Trabalho.

6) DESEJE SER RICO PARA DEUS.
Estabeleça uma aliança com Deus para honrá-lo. Tenha um projeto pessoal com Deus, pois se você quer crescer, então não há como você não ter Deus nos teus planos. Aprenda a desejar o melhor para Deus, porque honra é CUIDADO e quem ama, CUIDA. – Pv 3.9-10

7) HONRE AO PROFETA DO SENHOR
II Cr 20.20 “Crede nos seus profetas e prosperareis…” – Quem não honra o homem de Deus, não pode ter honra de Deus. Batalhe pela autoridade espiritual que está sobre a tua vida, pois a Palavra nos ensina que “aquele que preside sobre vós, tem a dupla honra.” Esse é um princípio espiritual: Quando você deseja que sua autoridade seja abençoada, você também será abençoado. Nós não podemos deixar que o sentimento coletivo do inferno tome conta de nós: Se eu tiver coisas boas, vão dizer que eu estou roubando! Tá amarrado!!

QUANDO EXERÇO ESSES SEGREDOS ESPIRITUAIS DE PROSPERIDADE, AS BENÇÃOS DO PROFISSIONAL DE SUCESSO VEM SOBRE A MINHA VIDA. ENTÃO, EU TEREI:
  • SABEDORIA – Tg 1.6 – Deus te dará 10 vezes mais sabedoria do que o impio;
  • PERSEVERANÇA – Gn 26.12 – O Senhor te dará a disposição para você trabalhar e ir além (Isaque semeou na terra seca!)
  • SONHOS – Deus abençoa os sonhadores. Quem não tem sonhos é uma árvore seca – Jo 3.2 – Alma próspera é a que sonha!

Fonte: Renato Zago

Nenhum comentário: